Translate

31 janeiro 2024

Qual o futuro dos cibercriminosos?

O futuro dos cibercriminosos é uma questão complexa e multifacetada. De acordo com um relatório do FortiGuard Labs, laboratório de pesquisa e inteligência de ameaças da Fortinet, o avanço da Inteligência Artificial generativa está mudando o jogo dos ciberataques. A empresa prevê que, com o crescimento das operações de crime cibernético como serviço (CaaS) e o advento da Inteligência Artificial generativa, os agentes de ameaças têm à disposição acesso a botões mais “fáceis” do que nunca ao seu alcance, para ajudar na realização dos ataques.

O relatório alerta que, ao confiar nas capacidades crescentes das suas “caixas de ferramentas”, os adversários cibernéticos aumentarão a sofisticação das atividades. Eles lançarão ataques hackers mais direcionados e furtivos, projetados para escapar de controles de segurança robustos, além de se tornarem mais ágeis, fazendo com que cada tática do ciclo de ataque seja cada vez mais eficiente. Além disso, o relatório prevê que os grupos de crimes cibernéticos, em geral, diversificarão os seus alvos, concentrando-se em ataques mais sofisticados e perturbadores, centrando-se na negação de serviço e na extorsão.

Também será esperado vermos os atacantes tirarem mais proveito de acontecimentos geopolíticos e de oportunidades impulsionadas por eventos em 2024, como as eleições nos EUA e os Jogos Olímpicos de Paris. 

Saiba mais sobre o relatório clicando aqui.

#ComandanteCibernetico 

#cyberattack #cyber #cybercrimes #cybercrimeawareness #cibersegurança #ciberataques #cibercrime

Nenhum comentário:

Postar um comentário