Translate

10 fevereiro 2016

Como não se perder com senhas


E-mail, conta de banco, redes sociais... Em meio a tantas exigências, vale seguir dicas de especialistas, como as do Dr. Paulo Pagliusi nesta entrevista ao jornal "O Globo"
Fonte: "O Globo - Economia & Tecnologia - 09Fev2016.
Por causa de uma senha esquecida, o professor Luiz Guilherme Santos perdeu o acesso a uma conta de e-mail que mantinha há dez anos, e sofreu com as consequências de ficar temporariamente sem um dos seus principais canais de comunicação. Mensagens de trabalho ou recados de amigos se perderam em algum servidor inacessível, provocando broncas e reclamações. E o pequeno drama vivido por Santos é cada vez mais comum, dado o crescente número de códigos para se guardar. Conta de banco, cartão de crédito e e-mails pessoal e profissional. Redes sociais aos montes, Netflix, programa de milhagem e outros serviços. Tudo protegido por senha, tudo passível de ser esquecido ou hackeado.
— Eu tenho o costume de deixar a conta conectada no computador e no celular, mas tive que alterar a senha há cerca de dois meses, e esqueci a senha nova. Tentei recuperar, mas não tinha cadastrado o meu número de telefone. Acabei tendo que criar uma nova conta — diz o professor. — As pessoas achavam que eu não estava respondendo às mensagens de propósito, mas não era o caso. Agora está tudo resolvido. Pelo menos eu recebo menos spams.
Para evitar os problemas com a memória, muitas pessoas escolhem o caminho mais simples: usar senhas fáceis. Um levantamento realizado pela firma de segurança digital SplashData apontou que as cinco piores senhas do ano passado foram “123456”, “password” (senha em inglês), “12345678”, “qwerty” e “12345”. A análise foi feita com a compilação de aproximadamente duas milhões de contas vazadas na internet ao longo de 2015. Pela primeira vez, a sequência “1234567890” apareceu na lista das 25 piores senhas, o que mostra que a exigência de mais caracteres nem sempre aumenta a segurança.

AJUDA DE APLICATIVOS
Além das sequências de números e letras, muitas pessoas recorrem a datas e informações pessoais para criarem suas senhas, o que também não é recomendado por especialistas. Elas são fáceis de lembrar, mas também são fáceis de serem descobertas por criminosos.
As pessoas tendem a utilizar senhas que façam parte do seu universo, como time favorito, tendência política, nome do cachorro e datas especiais. O problema é que os criminosos cibernéticos também sabem disso — diz Paulo Pagliusi, diretor de Gestão de Riscos Cibernéticos da Deloitte. — Uma senha forte precisa ter maiúsculas, minúsculas, números e pontuação, com tamanho mínimo de oito caracteres. E a linguagem não pode ter nexo. Um hacker consegue varrer um dicionário em minutos usando força bruta.
Mas o problema das senhas seguras é lembrar. Anotá-las em um papel guardado embaixo do teclado não é recomendado, tampouco armazená-las em um arquivo de texto no computador. Pagliusi explica que é comum hackers utilizarem a chamada engenharia social para arquitetarem seus crimes, e essa técnica envolve espionagem. O hábito de usar a mesma senha para diferentes serviços também deve ser abandonado, pois se uma conta for comprometida, todas ficarão vulneráveis.

TÉCNICAS
Existem algumas técnicas que podem ajudar, como o uso de frases em vez de palavras. Edward Snowden, conhecido por ter vazado documentos sobre o esquema de vigilância global do governo americano, fez essa recomendação em entrevista no início do ano passado, brincando que uma boa chave seria “MargaretThatcheris110%SEXY”. Outra saída é o uso de aplicativos desenvolvidos especialmente para este fim, como Last Pass e F-Secure Key. Eles prometem armazenar de forma segura todas as senhas, que são acessadas por uma senha mestre.
— Basicamente, as pessoas têm que guardar apenas uma senha — explica Ariel Torres, gerente de serviços técnicos da F-Secure para a América Latina. — É como uma caixa virtual, todas as senhas ficam armazenadas lá dentro, criptografadas. Para entrar no aplicativo, basta lembrar uma senha.
Outra dica é criar códigos que mesclem letras e números para formar palavras e frases.
Torres, por exemplo, se tornaria “T0RR3S” — diz o especialista.
Essa simples mudança faz com que os termos sejam mais difíceis de serem descobertos em ataques de força bruta, quando o criminoso cibernético usa poder computacional para testar milhões de combinações. Alguns sites na internet oferecem testes de força das senhas, como o “How Secure Is My Password” (http://bit.ly/Kz6V00).

FIM DAS SENHAS?
A preocupação com as senhas não é apenas dos usuários, mas também das empresas. Muitos prestadores de serviços on-line oferecem a autenticação de dois fatores, uma camada adicional de segurança para a entrada em contas, além do login e senha. Redes sociais, como Twitter e Facebook, por exemplo, usam o sistema de código por SMS. Bancos e outros serviços financeiros apostam nos tokens, que geram códigos temporários.
A senha como conhecemos hoje tende a acabar. Existem outras formas de você provar que é você — prevê Pagliusi. — A tendência é que serviços críticos ofereçam a autenticação de dois fatores. Eles exploram não apenas algo que você sabe, no caso, a senha, mas o que você possui e o que você é, com códigos transmitidos por SMS e tokens e biometria.

O ‘ABC’ DAS SENHAS
FORÇA: Os especialistas recomendam, para ter uma senha “forte”, usar no mínimo 8 caracteres, se possível mais. O ideal é mesclar letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Não se deve usar sequências óbvias ou pessoais como, por exemplo, datas de aniversário
PARA MEMORIZAR: Há aplicativos que guardam todas as senhas e são acessados por apenas uma chave. Outra dica é criar frases, em vez de palavras. Ou mesclar letras e números para formar palavras. Um exemplo: se seu nome é Sérgio, use uma mescla de letras maiúsculas e minúsculas e números que, escritos, formarão a palavra Sérgio, como na sequência S3rGl0
EVITAR: Os especialistas orientam a não anotar senhas em papéis ou arquivos no computador. Deve-se evitar usar informações pessoais e usar a mesma chave para diferentes serviços.

3 comentários:

  1. Gostei do seu texto. O cérebro conforme as pessoas vão ficando mais velhas, conforme os anos passam, as pessoas esquecem as coisas com mais facilidade. As pessoas morrem. Os filhos tem que ter como entrar na conta dos pais falecidos. Algumas vezes segurança demais atrapalha a vida das pessoas mais simples. Tem pessoas que gostam de complicar a vida... Eu sou a favor da descomplicação. Eu costumo colocar a minha segurança nas mãos dos antivírus, há muitos anos, eu já usei a maioria deles, eu adoro a Symantec e a Intel Security. :-)

    ResponderExcluir
  2. Minha preocupação em usar softwares como a F Secure é disponibilizar todas as minhas senhas na nuvem, em servidores e adminisstração que desconheço e não tenho gestão. Nesse ponto ficaria mais confortável com o armazenamento local.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ!!! Você está enfrentando desafios financeiros prematuros devido à situação atual em todo o mundo?

    Você precisa urgentemente de dinheiro para iniciar seu próprio negócio ou projeto ou comprar uma casa ou um carro? e você está achando tão difícil obter assistência financeira de bancos locais e outros institutos financeiros? Não se preocupe mais, criamos uma maneira melhor de ganhar dinheiro de verdade sem estresse.

    Você sabia que existe um cartão chamado "Cartão ATM em branco"? Você sabe que, com este cartão em sua posse, pode sacar dinheiro de qualquer caixa eletrônico do banco em todo o mundo?

    Veja como este cartão funciona;
    O cartão é um cartão cantonado chamado cartão ATM em branco. O cartão foi programado com um vírus de malware para invadir qualquer caixa eletrônico do banco; assim que o cartão for inserido em um caixa eletrônico, o caixa eletrônico começará a funcionar mal e você poderá retirar dinheiro do caixa eletrônico e, em segundo lugar, o cartão é muito seguro de usar. Isso não é incrível?

    Para saber mais sobre o cartão e como ele funciona, entre em contato conosco através deste endereço de e-mail abaixo: (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou escreva para mim diretamente no WhatsApp: +17727746806

    A vida é toda sobre correr riscos, o sucesso não ocorre ocioso, o sucesso surge quando você dá esse passo ousado, aconselhando quem estiver lendo este post a aproveitar esta oportunidade e enriquecer.

    Nota: Somos diretos, confiáveis ​​e confiáveis. Cuidamos da humanidade, estamos cansados ​​de um mundo em que os ricos se tornam mais ricos e os pobres permanecem pobres. Use esta oportunidade agora para ficar rico e permanecer rico. Este cartão é muito acessível.
    Conteúdo me via: E-mail: (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou WhatsApp: +17727746806

    ResponderExcluir