Translate

11 maio 2014

Dentro da NSA - Segredos Cibernéticos dos EUA


Documentário da NatGeo descreve como funciona a Agência de Espionagem Americana
Desde a sua criação em 1952, a Agência de Segurança Nacional Americana (National Security Agency - NSA) sempre foi envolta em segredo. Durante anos, a Casa Branca negou a sua existência. Em 2012, época da elaboração deste vídeo, antes do escândalo provocado pelas revelações do Programa de Vigilância Global por Edward Snowden em junho de 2013 e pela primeira vez desde 11Set2001, as câmeras foram além das portas fechadas da NSA, no fundo de mais de 2 milhões de metros quadrados das instalações da agência ultrassecreta.
Apesar de ser um vídeo no estilo propaganda, que somente enaltece a ação da NSA contra terroristas e Ciber atacantes sem mostrar seu lado "B" (segundo as revelações de Snowden, a NSA quebrou o paradigma das ações esperadas de uma agência governamental, avançando além da fronteira que define a privacidade tanto do cidadão comum quanto de empresas e governos do mundo todo), é bem interessante assistí-lo. Pois no afã de mostrar a NSA como uma eficaz xerife "caçadora de terroristas", revela nas entrelinhas seu vasto poderio para ir além do seu papel quando deseja, descrevendo as equipes multidisciplinares que nela trabalham e o incrível alcance de suas atividades de espionagem.
Ao final, ironicamente, o vídeo de 2012 menciona o "excelente" processo de proteção que a NSA utiliza para evitar vazamento de seus segredos...
Bom proveito, queridos leitores do portal MPSafe Security Awareness. Bons ventos!
Paulo Pagliusi


Nenhum comentário:

Postar um comentário