Translate

19 maio 2014

CiberSegurança: "Não há Espaço para Amadores, Não Improvisem"


"O CEO precisa parar de pensar que a segurança cibernética é um problema do gestor de tecnologia. Isso é uma maneira muito errada de enxergar", adverte Paulo Pagliusi, doutor em Segurança da Informação, que participou da BITS 2014.
Especialista na área - ajudou a TV Globo a analisar o impacto das denúncias feitas por Edward Snowden - ele  manda um recado  às empresas. "Não há espaço para amadores no mundo cibernético. Não improvisem. O que está em jogo não é a área de TI, mas, sim, o negócio como um todo. Muitas empresas quebraram ao errar na estratégia", sustentou.
Pagliusi diz que as denúncias do ex-técnico da CIA - "ao levantar o tapete da sala e mostrar toda a sujeira que todo mundo ligado à segurança já sabia existir' - deflagrou uma revolução e exige uma reestruturação radical.
"As normas de conformidade e compliance são configuradas para uma era pré-Snowden. A defesa precisa ser pró-ativa. É inteligência que se busca nesse combate. O atacante não segue padrões. Ele não tem um manual de boas práticas", adverte. 
Na entrevista exclusiva, Pagliusi lembra que o mundo vive a 5ª era da TI, na qual a computação social, alicerçada pelos pilares - computação em nuvem, big data, mobilidade e redes sociais - torna todo o processo de TI ainda mais complexo. "E a segurança cibernética é uma pimenta que só faz aumentar essa complexidade", detalha.
Assistam à entrevista feita pelo portal Convergência Digital com o doutor em Segurança da Informação, Paulo Pagliusi.
Fonte: Convergência Digital 
:: Ana Paula Lobo e Pedro Costa - 15/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário