Translate

14 julho 2013

Espionagem na Nuvem (por E. Snowden)

A entrevista de Edward Snowden, que denunciou o esquema de espionagem em nuvem dos EUA (em Português).

Edward Joseph Snowden é um administrador de sistemas estadunidense que revelou material sigiloso do programa de vigilância PRISM da Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês) dos Estados Unidos, denunciando o esquema de espionagem em nuvem dos EUA, aos jornais The Guardian e The Washington Post. (Original Source: The Guardian - video in English. Fonte: Guilherme Gonçalves, vídeo em PortuguêsCréditos da legenda e dublagem: Verdade Oculta).

3 comentários:

  1. Grande AMigo e Mestre Pagliusi... Parabéns pela iniciativa!!! Existe uma linha muitíssimo tênue entre nossa intimidade e a tal "segurança" (invasão de privacidade). Lembro da minha tese que versei sobre privacidade e afirmei que todos nós devemos estar SEMPRE ATENTOS e UNIDOS para, no mínimo, mitigarmos casos como este que, sinceramente, já era de se esperar... Mesmo de um governo que se autoproclama "Guardião da Liberdade".... O'Brien (Grande Irmão) do Livro 1984 de George Orwel existe e está a todo vapor..... Temos; sim, meios de mitigarmos tais fatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita colocação, Grande Amigo Luiz Leite, precisamos mesmo mitigar os riscos ao nosso país. Para saber mais sobre o Echelon, veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=fvwp&v=QMNt77zUPI8

      Excluir
  2. Agradeço o incentivo de todos que curtiram este assunto. Desde 1999, ministro palestras reportando esse tipo de espionagem, ou Inteligência de Comunicações (ComInt), como alguns batizam. O estardalhaço atual se deve ao fato de ser, pela primeira vez, um agente da NSA, com acesso privilegiado e na ativa a denunciar, fato sem precedentes. O Brasil sempre foi alvo, há décadas tem seus passos monitorados pelos EUA. Basta entrar com a palavra-chave "Echelon Espionando o Brasil" para verificar que isto ocorre desde antes da Guerra Fria. Tem até um vídeo do Jornal Nacional com a Fátima Bernardes (http://www.youtube.com/watch?v=Hl8KnXsNzmM). Em resposta a um dos questionamentos surgidos, sobre quem pode ter colaborado com a espionagem americana, sugiro ler a matéria do jornal O Globo: Empresa que aderiu a monitoramento dos EUA atua em 13 cidades do Brasil, incluindo Rio, SP e Brasília, em: http://oglobo.globo.com/mundo/empresa-que-aderiu-monitoramento-dos-eua-atua-no-brasil-8979675.

    ResponderExcluir