Translate

08 novembro 2011

Nuvem pode gerenciar graves ameaças cibernéticas

Diretor da NSA, Chefe da Cybersegurança dos Estados Unidos, afirma que a computação em nuvem pode gerenciar ameaças cibernéticas graves.

A segurança da computação em nuvem é muitas vezes debatida, mas tais debates parecem não importar muito para o general encarregado de comandar os recursos cibernéticos do exército dos Estados Unidos, que vê a tecnologia não somente como uma forma de controlar os custos de TI, mas também de proteger mais facilmente os ativos de TI.
Em pronunciamento para 700 participantes do “DARPA Cyber Colloquium”, o general Keith Alexander, que é comandante do Comando dos Estados Unidos de Cybersegurança e diretor da Agência de Segurança Nacional (National Security Agency - NSA), disse que é preciso olhar para o ambiente de nuvem, o qual ele estaria testando na NSA.
“Podemos discutir sobre méritos de estrutura da nuvem, mas temos verificado ser mais fácil garantir a segurança neste ambiente. Pensar sobre os problemas que enfrentamos no ambiente cibernético, chegando com um sistema defensável é importante e computação em nuvem é uma maneira de ajudar a tornar isso possível”, afirmou o General Alexander.
O General Alexander afirmou que computação em nuvem ajuda a trazer a noção de um único sistema defensável junto com a proposta de eliminar a miscigenação de ambientes, permitindo eliminar os custos ineficientes de TI.
Ele exemplificou que com a sua implantação em nuvem, a “N.S.A.” teria reduzido os custos de administração de sistemas em 50% e reduzido seu “help desk” de novecentas posições para duas.
Ainda segundo o General Alexander, as razões das necessidades de TI para melhorar a segurança cibernética são óbvias, haja vista que as vulnerabilidades que a defesa norte americana enfrenta são extraordinárias.
O custo do cibercrime para a economia global está estimado em US $ 1 trilhão, segundo declarou o General Alexander, sendo que o malware está sendo introduzido a uma taxa de 55 mil peças por dia.
E pior: deve-se ver o que está acontecendo sobre roubo de propriedade intelectual que está sendo furtada na maior taxa da história, arrematou o General Alexander.
O General Alexander teria encerrado sua fala afirmando que os Estados Unidos precisariam de arquiteturas defensáveis e que deveria mudar a maneira como pensa sobre a defesa de seus sistemas. Fonte: Cyber Crimes - Delegado Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário